sábado, 22 de março de 2014

III Domingo da Quaresma (Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42)



Na primeira leitura deste domingo o povo que estava atormentado pela sede e pela aridez do deserto interpela a Moisés: “Dá-nos água para beber”. Deus os colocou no deserto para provar os seus corações, para que o povo descobrisse que somente Ele é o Senhor, “o único necessário”. Mas, eles haviam esquecido todas as maravilhas que Deus havia feito no deserto e agora reclamavam porque não tinham água. 

Moisés, seguindo as instruções de Deus, bateu no rochedo e dele saiu água. Paulo vai afirmar que este “rochedo era Cristo” (ICor 10,4), isto é, prefigurava Jesus, que um dia haveria de ser a fonte de “água viva” oferecida a toda a humanidade. 

No Evangelho Jesus chega a Samaria, uma cidade sincretista e se encontra com uma mulher a beira de um poço. Esta mulher representa a Samaria, nação pagã, que havia se prostituído com deuses falsos. Havia procurado a plenitude da vida em propostas fáceis e falíveis que podem matar a sede por algum momento, mas que não levam a plenitude da existência. Propostas que longe do Senhor sempre deixa um vazio na alma.

Este evangelho mostra a relação de Deus com o seu povo usando o símbolo do Deus-esposo que procura o povo-esposa-infiel, que abandonando o Deus vivo, vai à procura de falsos deuses, de falsas propostas. Jesus representa o verdadeiro esposo que vai ao encontro de sua esposa infiel. O encontro se dá no poço, o mesmo lugar onde os patriarcas se encontravam com as suas esposas. 

O poço de Jacó representa o Antigo Testamento onde a mulher vai matar a sua sede, mas ao chegar se depara com Jesus “sentado sobre o poço”. Jesus ocupa o lugar do poço, porque ele é o verdadeiro poço de onde jorra a água da vida. Quem mata a sede do homem não é mais a Lei do Antigo Testamento, mas Jesus. 

Podemos celebrar aqui o encontro de Deus com o pecador sedento, do “Amante com o amado”, como dirá São João da Cruz, onde o Deus-Amante oferece o seu amor, isto é, a plenitude da vida, o dom do Espírito Santo, como dirá são Paulo na segunda leitura a sua esposa amada. Para isso, basta um gesto de amor que neste caso é dá um pouco de água a Jesus. Um gesto tão pequeno diante de um dom tão grandioso. Basta somente isso para que o perdão, a misericórdia aconteça “seus pecados foram perdoados porque ela demonstrou muito amor” dirá Jesus à outra pecadora. 

Reconhecendo a grandeza da proposta de Jesus a mulher abandona o cântaro que servia para tirar água, ele não é mais necessário. Não precisa mais do poço de Jacó, agora pode beber na fonte que é Jesus. 

Mas como receber esta água viva? Na primeira leitura Moisés para saciar a sede do povo bateu na rocha e dela saiu água. Já sabemos que esta rocha é figura de Cristo, significa dizer que Cristo nos dará “água viva”, isto é, seu Espírito. No relato da paixão João dirá que “um soldado transpassou o lado de Jesus que saiu água e sangue” simbolizando o batismo e a Eucaristia, e quando estava morrendo “Jesus entregou o Espírito”. Santo Ambrósio dirá que “é da paixão de Cristo que nos vem todos os bens”. É assim que se comporta o amor, ao bater em Jesus acontece a salvação do mundo. Daí segue que, a fonte é Jesus, a água viva é o Espírito Santo e os meios são os sacramentos. Bebamos.

Pe. Paulo Sérgio Araújo Gouveia
Paróquia São Judas Tadeu – Nações
Campina Grande-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário