São Francisco de Assis

         Giovanni (João), apelido Francisco, nasceu, viveu e morreu na cidade de Assis na Itália (1182-1226). Filho de um rico comerciante, era um jovem alegre, gostava de se vestir bem e de bancar festas para os amigos.
Quis ser cavaleiro para pertencer à nobreza militar do seu tempo, participou de batalha, foi preso. A caminho de outra guerra teve um sonho – Francisco, o que vale mais, servir ao senhor ou servir ao vassalo -, que mudou a sua vida.


        Ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza, provavelmente consequência dos tempos de prisão. E é a partir desse momento que Francisco passa a sentir-se e também a agir de maneira diferente. Rejeita o dinheiro e as coisas mundanas, que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar os pobres e leprosos. Uma famosa passagem de sua vida, inclusive, conta que beijou um leproso, em sinal de amizade, que antes lhe causava repúdio.
       Entrou em conflito direto com pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha. Esses conflitos desencadearam na fúria do pai de Francisco, que o deserdou.
      Muito jovem, aos 25 anos, Francisco aceita a decisão do pai e renuncia definitivamente os bens paternos. Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira.
Foi em 1224 que Francisco recebeu os estigmas de Jesus crucificado em seu próprio corpo, dois anos antes de sua morte.



           São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório IX em 1228. Sua Festa é celebrada  no dia 4 de outubro.

            Desde o século XIII, milhões de jovens, casados, viúvos, consagrados viveram e vivem o Evangelho ao modo de S. Francisco, na humildade, obediência, serviço apostólico, justo relacionamento dos bens materiais, nas três Ordens fundadas pelo Santo de Assis, de frades, monjas, religiosas e seculares.

A Família Franciscana

A Ordem dos Frades Menores em três obediências: Franciscanos (OFM), Conventuais (OFM-Conv) e Capuchinhos (OFM-Cap). Ordem de Santa Clara (OSC), Ordem Franciscana Secular (OFS), Juventude Franciscana (Jufra) e Minifranciscanos, além de centenas de congregações religiosas franciscanas, principalmente de mulheres, existentes na América do Sul, África, Europa e Ásia.

(Fonte: http://pensador.uol.com.br/autor/sao_francisco_de_assis/biografia/).


O QUE A IGREJA PENSA SOBRE SÃO FRANCISCO

S. Francisco e o Papa Francisco






“Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres”.






-------------------------------------------------------------------------------------------------------
S. Francisco e o Beato João Paulo II, Papa


“Tu que tanto aproximaste Cristo da tua época, ajuda-nos a aproximar Cristo da nossa época, dos nossos tempos difíceis e críticos. Ajuda-nos S. Francisco de Assis, a aproximar Cristo da Igreja e do mundo de hoje. Ajuda-nos a traduzir tudo isto em simples e frutuosa linguagem do Evangelho, de modo que possa ser Cristo, Caminho, Verdade e Vida”. (Oração)




-------------------------------------------------------------------------------------------------------
S. Francisco e o Papa Paulo VI



“O Seraphicus Patriarcha S. Francisco de Assis, em vida e depois de sua preciosa morte, atraíram não somente muitos para servirem a Deus na família religiosa que fundara, mas arrastou também numerosos leigos que, permanecendo no mundo, se agregaram as suas Ordens”. 
(Breve Apostólico da Regra da OFS – 1978)



-------------------------------------------------------------------------------------------------------
S. Francisco e o Papa Pio XI



“Parece que jamais houve homem algum em quem brilhasse mais viva a imagem de Jesus Cristo e em quem fosse mais semelhante à forma evangélica de viver do que em S. Francisco. Por isso, ele, que se havia denominado Arauto do Rei, foi proclamado com razão um Outro Cristo, por ter se apresentado aos contemporâneos e aos séculos futuros como um Cristo redivivo”. 
(Encíclica Rite Expiatis – 1926)



-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário