sábado, 15 de março de 2014

II Domingo da Quaresma - Mt 17, 1-9



Continuamos com a nossa caminhada quaresmal e neste domingo a Palavra de deus nos mostra o caminho que devemos seguir. Antes de qualquer decisão é preciso escutar. Por isso, a quaresma é o tempo propício para nos abeirarmos da Palavra de Deus, lê-la, meditá-la, rezá-la e colocá-la dentro do nosso coração. Fazer da Palavra uma bússola que orientará toda a nossa existência.
 
Na primeira leitura Deus diz uma palavra para Abraão: Sai... Eis o nosso objetivo neste tempo quaresmal: Sair da nossa rotina, romper com os nossos esquemas por melhores que sejam. Abrir-se para a novidade de Deus. Abraão, um homem já velho, que vivia tranquilo com a sua família, que já não tinha grandes projetos e de repente, Deus entra na sua vida e pede algo totalmente novo, convidando-o a construir uma nova história. A leitura termina dizendo que “Abraão partiu como o Senhor lhe tinha ordenado”. Ele não discute, simplesmente obedece ao Senhor e isso o faz ser uma fonte de benção.

A disponibilidade de Abraão questiona o homem comodista, instalado em seus próprios projetos e que aposta numa falsa segurança longe de Deus. Não tem a coragem de arriscar por Deus. Não consegue se por “a caminho”, por que tem uma bagagem tão grande que não consegue caminhar. Preferi ser prisioneiro de seus velhos esquemas e dos seus  medos.

No Evangelho Jesus diz também uma palavra para Pedro, Tiago e João: “Levantai-vos e não temais”. Os apóstolos subiram a montanha e lá vivenciaram uma experiência grandiosa, com o Senhor se transfigurando diante deles. Viram a glória de Deus. Contemplaram também Moisés e Elias os dois “grandes” do Antigo Testamento. Estavam tão felizes que nem se lembraram dos outros companheiros que estavam na planície. Melhor seria ficar ali mesmo. Jesus os puxa para a realidade. Enquanto eles queriam se acomodar Jesus os convida: levantai-vos. É como se Jesus dissesse: “Agora não é o momento do repouso, há muito que fazer, vocês são três e eu quero subir a montanha com toda a humanidade”. É preciso ir para a planície. Subir a montanha deve ser um momento de parada para servir melhor ao homem que se encontra na planície da vida necessitado do apoio do homem e da mulher de Deus. 

Na nossa vida há também um chamado. Deus tem um projeto para cada um de nós. Paulo dirá que Deus nos chama para a santidade. Eis o nosso ideal que está sempre inacabado, que nos desafia a cada instante. Para sermos santos é preciso primeiro ouvir, depois sair, levantar e não ter medo. Começar a caminhar, descer do pedestal, servir aos outros, abraçar a cruz do sofrimento seu e dos outros que se encontram na planície, sujar as mãos como nos diz o papa Francisco.

Pe. Paulo Sérgio Araújo Gouveia
Paróco – Paróquia São Judas Tadeu
Nações – Campina Grande - Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário