terça-feira, 20 de maio de 2014

Para Refletir


Ir. Mery Azevedo, inicianda da OFS

Estava assistindo a Canção Nova e passou uma "palestra" do Padre Léo, nesta ele falava do ateísmo, incluindo em sua fala alguns intelectuais que em suas teorias falavam da inexistência de Deus. Entre os intelectuais Padre Léo falou de Nitzsche, para quem não conhece: Nitzsche foi um filósofo que escreveu vários textos críticos sobre religião, algumas frases deste intelectual são bem pesadas, a exemplo, "Deus está morto". Para Nitzsche a existência de Deus seria para conformar as pessoas. Porém, Leonardo Boff ( Leonardo Boff é um teólogo brasileiro e escritor universitário) encontrou uma oração escrita por Nitzsche em alemão e fez sua tradução, "Essa oração que aqui se publica é desconhecida por muitos, até por estudiosos do filósofo" (Leonardo Boff). Um homem que se declarava ateu e que escreveu tantas coisas contra Deus, escreveu esta oração que ao meu ver mostra o encontro Nitzsche com Deus.

Oração ao Deus desconhecido

Antes de prosseguir no meu caminho
E lançar o meu olhar para frente
Uma vez mais elevo, só, minhas mãos a Ti,
Na direção de quem eu fujo.
A Ti, das profundezas do meu coração,
Tenho dedicado altares festivos,
Para que em cada momento
Tua voz me possa chamar.
Sobre esses altares está gravada em fogo
Esta palavra: “ao Deus desconhecido”
Eu sou teu, embora até o presente
Me tenha associado aos sacrílegos.
Eu sou teu, não obstante os laços
Me puxarem para o abismo.
Mesmo querendo fugir
Sinto-me forçado a servi-Te.
Eu quero Te conhecer, ó Desconhecido!
Tu que que me penetras a alma
E qual turbilhão invades minha vida.
Tu, o Incompreensível, meu Semelhante.
Quero Te conhecer e a Ti servir.

 Tradução realizada por Leonardo Boff
(Fonte: http://leonardoboff.wordpress.com/2011/04/01/%C2%A0%C2%A0%C2%A0oracao-de-nietzscheao-deus-desconhecido/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário