Por Ir. Guilherme Lucena, iniciando da OFS
Caros Irmãos e Irmãs Franciscano(a)s, hoje iniciamos com a Solenidade de Domingo de Ramos a Semana Santa. Durante 40 dias estivemos em oração, jejum e penitência em preparação para um grande momento da Igreja, a Festa da Páscoa.
Semelhante ao povo que aclamou Jesus como Rei em sua entrada triunfal em Jerusalém, a Igreja relembra esse evento e torna atual a manifestação do povo de Deus quando com ramos de árvores aclama e reconhece o único e verdadeiro Rei. O interessante dessa festa é que mesmo sendo Deus, como afirma São Paulo, Jesus não se tornou um usurpação, mas preferiu se igualar a nós em toda condição humana. Ele entra em Jerusalém para celebrar a sua Páscoa e não mais a dos judeus. Sofre, perece, angustia-se e morre por todos nós.
O Povo aclama "Rei dos Judeus". Grita, estende os mantos para ele passar, arranca ramos de palmeiras e saúdam. Mais, este mesmo povo, gritará: "Crucifica-o, Crucifica-o". O motivo pelo qual Jesus é condenado a morte é exatamente esse: Ser o Rei dos Judeus.
A qual grupo de pessoas fazemos parte?
Iniciando esta semana, convido a todos a realizar um pequeno exercício espiritual. Peçamos a intercessão de nosso pai seráfico São Francisco que nos ajude a compreender melhor estes mistérios.
Para Hoje, Domingo de Ramos rezemos:
Oh Jesus, tu verdadeiramente és o nosso Rei,
que possamos sempre mais reconhece-lo no rosto sofrido dos nossos irmãos e irmãs necessitados.
Senhor, que o teu reinado em nossas vidas seja eterno e
que o nosso coração seja o teu trono.
Amém
Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória ao Pai...
---------------------------------------------------------------------------------------
Começar a SEMANA MAIOR, refletindo esse texto, nos indica quão infinito é o amor de Jesus por todos nós!
ResponderExcluir