sábado, 21 de fevereiro de 2015

MEDITAÇÃO SOBRE A PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA


Ao iniciarmos a quaresma, tempo de penitência e de conversão, pedimos logo a Deus no primeiro domingo que “ao longo desta quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo”. Eis a essência e a grandeza da vida cristã, conhecer Jesus Cristo. Que nesta quaresma possamos seguir o conselho do livrinho da Imitação de Cristo: “Seja, pois, o nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo”.
A profundidade de nossa conversão está no conhecimento de Jesus e quem é Jesus Cristo? É o Verbo eterno, é a palavra viva do Pai sobre a terra, é a ciência do Pai e a sua sabedoria, é o Filho de Deus, Deus de Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Nenhum estudo deve ser preferido ao conhecimento de Jesus, todas as outras coisas são nada, tudo haverá de passar, menos o conhecimento de Jesus Cristo. São Paulo, o grande entusiasmado por Jesus, diz: “Tudo considero como perda pela excelência do conhecimento de Jesus cristo meu Senhor” (Fil 3,8).
Se Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Caminho a verdade e a Vida, então o centro da nossa existência deve ser Jesus e quando um cristão compreende esta verdade ele só pode dizer que: a minha vida é Jesus. O Senhor se torna o centro do seu pensamento e afeto, a bússola que orienta todas as suas decisões e ações. Sendo o centro de sua vida o Evangelho passa a ser cartilha mais importante e meditando nos evangelhos o cristão procura e encontra Jesus é a delicia do seu coração e assim a doutrina e as virtudes de Jesus se tornam seu verdadeiro alimento e constituem a medida de todas as coisas em sua vida.  Nada decide sem antes pensar: como Jesus se comportaria diante deste fato?
No conhecimento de Jesus se deve progredir, por que nunca sabemos tudo, Ele é o Caminho e o é, por dois motivos, primeiro por que ninguém vai ao Pai senão por Ele. O homem não é capaz de oferecer a Deus um sacrifício de adoração, nesse caso ele precisa incorporar-se a Jesus Cristo, fazer suas as homenagens que Jesus, único mediador, oferece ao Pai.  Mas também Jesus é o Caminho que nos ensina a viver neste mundo, podemos caminhar com Jesus e em Jesus. Pisar onde ele pisou para chegar a meta final com Ele.
Jesus é o nosso modelo. Ele é o homem perfeito que nos convida a sermos  seus discípulos e segui-lo: por seu rebaixamento, deu-nos um exemplo a imitar, por sua oração nos ensinou a rezar, por sua pobreza a vivermos na simplicidade
Mas a oração não termina no pedido para conhecer Jesus. O conhecimento de Jesus tem um objetivo: “corresponder a seu amor por uma vida santa”. Quem penetra na vida de Jesus descobre o amor de Deus, Jesus é o dom do Pai, é a expressão amorosa de Deus. Tudo o que Jesus disse e fez foi por amor ao ser humano, todas as atitudes de Jesus nasceram do seu amor para conosco. Meditar na vida de Jesus é contemplar o amor de Deus.
Por isso, que o conhecimento de Jesus nos leva ao desejo de corresponder a este amor com uma vida santa, a conformar a nossa vida com a vida de Jesus, a ser como ele neste mundo. A imitação de Jesus não pode limitar-se a um aspecto particular da sua vida, mas há de levar o cristão a uma atitude de total semelhança com Cristo para viver o melhor possível a sua vida e assim a vida do cristão deve ser uma continuação da vida de Cristo, ser um reflexo dela. Tudo o que Cristo viveu foi para que pudéssemos vivê-lo nele e para que ele o vivesse em nós.  
Diante desta oração da Igreja que é nossa oração, pedindo o conhecimento de Jesus, nesta primeira semana da quaresma vamos nos empenhar para ler com mais atenção o evangelho e todas as vezes que formos lê-lo vamos recitar esta oração pedindo ao Pai que ele pelo Espírito nos revele quem é Jesus.  

EXERCÍCIO QUARESMAL DA SEMANA

Tiremos um momento de nosso dia, escolhamos um evangelho e façamos uma leitura orante, pausada com o intuito de conhecer Jesus. 














Pe. Paulo Sérgio Gouveia
Diocese de Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário