domingo, 15 de junho de 2014

Homilia - Solenidade da Ssma. Trindade



Hoje celebramos o insondável mistério da Santíssima Trindade. Saímos da Trindade e para ela um dia haveremos de voltar. Isabel da Trindade consciente desta realidade rezava: “Ó meu Deus Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente, para me fixar em vós, imóvel e pacífica, como se minha alma estivesse na eternidade! Que nada possa perturbar a minha paz, ou fazer-me sair de vós, meu Bem imutável, porém, a cada instante meintroduza na profundeza de vossos mistérios. Pacificai a minha alma, fazei dela vosso céu, vossa mansão preferida, o lugar de vosso repouso. Jamais vos deixe eu sozinho, mas esteja em vós, toda desperta em minha fé, toda em adoração, toda abandonada à vossa ação criadora”.
 
A vocação do homem está em repousar na Trindade, contemplar o Deus Uno e Trino, viver em Deus, usufruir da sua presença e ternura. Como Moises na primeira leitura o Senhor desce da nuvem e permanece conosco em uma conversa íntima e profunda. A oração é invocar o nome do Senhor, e invocar o nome de Deus é possuí-lo.

A revelação da Santíssima Trindade pertence ao Novo Testamento. No Antigo Testamento toda a atenção esta voltada para a unicidade de Deus.

Somente no Novo Testamento Deus se revela como aquele que é um em três pessoas. Com a vinda de Cristo Deus se revela ao homem no mistério de sua vida íntima, de perfeição e de seu amor fecundo. O Pai que gera o Filho e a comunhão dos dois tendo como principio o Pai expira o Espírito Santo. Deus entra em relação com os homens não somente como Deus criador e único, mas também como Trindade. Ele é o Pai que nos ama no Filho pelo Espírito Santo. Ele é comunhão. 

Todo homem entra em relação com a Santíssima Trindade mediante o batismo, por ele a pessoa torna-se filho do Pai, irmão de Jesus Cristo, templo do Espírito Santo. 

Na segunda leitura vemos as conseqüências desta comunhão com Deus. Uma vez na intimidade do Deus Trino o cristão é chamado a estar em comunhão com os outros pela ação poderosa do Espírito Santo. Ele nos foi enviado para nos transformar interiormente tornando-nos filhos no Filho. Para isso devemos nos deixar conduzir pelo Espírito. Não há modo mais belo de honrar o mistério da Santíssima Trindade do que viver no amor. A Trindade nos forma na caridade, ela é a própria caridade. O homem que vive mergulhado neste mistério se torna aquilo que a Trindade é amor. O fogo que nos queima e nos purifica é o amor da Trindade. Por isso, Santo Agostinho afirma que: “Tu vês a Trindade, quando vês a caridade!

Pe. Paulo Sérgio Araújo Gouveia
Paróquia São Judas Tadeu
Campina Grande-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário