quinta-feira, 19 de junho de 2014

Homilia da solenidade de Corpus Christi



Hoje estamos todos ao redor da mesa como uma grande família celebrando o maior dom que o Senhor concedeu a sua Igreja, sua presença real, verdadeira e substancial na Eucaristia. Dá mesma maneira como os grupos de cinquenta pessoas se reuniram no deserto para serem alimentados pelo pão multiplicado por Deus, hoje nos reunimos para comer o verdadeiro pão do céu que é o Corpo e o Sangue de Cristo. Agora não mais em figuras, mas a sua própria carne que nos alimenta e dá vida ao mundo. 

Estamos no deserto que é a nossa vida que atravessamos para entrarmos na Terra Prometida que é o Céu. É deserto pela aridez, solidão, dificuldades que enfrentamos, também pela incerteza do caminho. Assim como o povo do Evangelho não conseguiríamos atravessar este deserto apenas com a Palavra de Deus, poderíamos desfalecer pelo caminho, sermos surpreendidos pelas tentações, por isso o Senhor vem em nosso socorro. Ele é o nosso alimento, nosso viático, “a comida dos que viajam”. Para “que a família assim nutrida seja um dia reunida aos convivas lá do céu”. 

A eucaristia é o maior dom oferecido a Igreja, por isso hoje não apenas nos reunimos para comê-la, mas também para louvar o Senhor por este presente que ele nos deu. Sem a Eucaristia não seriamos Igreja, pois a “igreja vive da Eucaristia” ela é que faz com que nos tornemos um só corpo, sejamos constituídos o verdadeiro povo do Senhor. 

Viver da Eucaristia é fazer com que a nossa vida seja eucarística, é buscar a unidade, é valorizara a presença do Senhor no pão e no vinho e viver uma vida de ação de graças sabendo partilhar tudo o que possui seja espiritual ou material com os irmãos necessitados.

O Senhor nos espera no Sacrário, amar o Senhor é centralizar a nossa vida no Sacrário, da presença dele retirar todas as forças para testemunhá-lo no mundo em que vivemos. São João Maria Vianei transformou a vida de uma paróquia ficando horas diante do Senhor. Será que não seria este o caminho para transformarmos as nossas famílias, a nossa paróquia, as nossas vidas? 

Santo Tomás falando sobre a Eucaristia afirma: “de fato nenhum outro sacramento é mais salutar do que este; nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais”. Aproveitemos deste remédio salutar e celebremos o grande dom do Senhor.

Pe. Paulo Sérgio Araújo Gouveia
Paróquia São Judas Tadeu 
Campina Grande-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário